Centro Espacial de Kourou, Guiana Francesa

Kourou (pron. currú) é a segunda cidade da Guiana Francesa (pop. 25 mil) fica a 60 km ao norte de Caiena, também à beira-mar. Tão-logo pousei no Aeroporto de Caiena Félix Éboué (CAY) e aluguei um carro, fui direto para Kourou onde havia agendado uma visita ao Centro Espacial Europeu (fr. Centre Spatial Européan) no dia seguinte.

Não sabia bem o que esperar, mas lá chegando, em um ambiente rodeado pela Floresta Amazônica, esta é a primeira visão:

DSC02290

O Centro Espacial de Kourou, estabelecido pela França em 1968, é a principal base de lançamento de foguetes da Agência Especial Europeia (fr. Agence Spatiale Européenne) e a escolha do lugar se deveu pelas seguintes razões: Kourou está muito próxima da Linha do Equador (latitude 5ºN), o que, segundo nos disseram, facilita a propulsão dos foguetes. Nisto, o Centro Espacial de Kourou tem vantagens com relação ao Centro Espacial Kennedy (em Cabo Cannaveral, Flórida, EUA) e o Centro Espacial de Baikonur (Cazaquistão, utilizado pela Rússia).

Além disto, Kourou tem a vantagem de situar-se à beira-mar, em um local com baixa densidade populacional.

Daqui partem os foguetes europeus que põem em órbita satélites dos mais variados e o espaço é ainda alugado para o lançamento de satélites também de outros países fora da União Europeia.

Há três modelos de foguetes que partem da Base de Kourou a depender do tipo e da dimensão do satélite a ser posto em órbita. Os mais famosos são os foguetes Ariane e é a sua réplica a primeira visão que o visitante tem ao chegar ao Centro Espacial.

DSC02294

O passeio no Centro Espacial é feito em inglês ou em francês a bordo de ônibus que percorrem as notáveis distâncias entre as bases de propulsão de foguetes, vai ao centro de controle e termina com uma visita ao Museu Especial. O passeio é gratuito, mas o museu cobra alguns euros para a visita e o prévio agendamento (por e-mail) é essencial.

No total, são 3 horas de informações sobre o programa espacial europeu e sobre como os satélites são trazidos da Europa em enormes navios, a delicada tarefa do transporte, a construção dos foguetes, o acoplamento do satélite ao foguete e todo o processo de subida até que o satélite seja posto onde deve sê-lo no espaço.

Os russos têm um acordo com os europeus para lançamento de foguetes  Soyuz em uma base de lançamentos dentro do Centro Espacial de Kourou por eles ocupada. Há ainda foguetes mais leves chamados de Vega.

São, portanto, três bases de lançamentos e fomos até a base de onde partem os foguetes Soyuz. A base dos Ariane estava fechada pois um foguete havia sido lançado dias antes e por razões de segurança não poderia ser visitada.

DSC02307

Dentro desta estrutura é montado o foguete e posto o satélite. Há um enorme fosso por onde as chamas decorrentes da ignição se espraiam. Deve ser um espetáculo ver os lançamentos, mas frise-se: durante os lançamentos a base fica, naturalmente, fechada para visitação e também as Ilhas du Salut – outra grande atração turística da Guiana Francesa – são evacuadas.

DSC02312

Centro de Controle do lançamento de foguetes Ariane. Ali ocorre a famosa contagem regressiva (mas em francês):

DSC02320

DSC02328

Exemplo de um satélite, que são levados ao espaço com os foguetes Ariane, Soyuz ou Vega a partir da Base Espacial de Kourou:

DSC02327

Soube que quando de um lançamento, a cidade de Kourou, que fica a alguns quilômetros distante do Centro Espacial, treme como em um terremoto e é possível ver a subida do foguete a partir da cidade que vive, praticamente, em função do Centro Espacial.

DSC02329

5 respostas para “Centro Espacial de Kourou, Guiana Francesa”

  1. boa tarde meus amigos,me desculpe por estar usando esta pagina ;mas na realidade estou a procura de dois amigos que trabalhei na construção do centro espacial por alguns anos,eu retornei p/o brasil e eles permanecerão,trabalhavão de operadores de guindastre (groa)so queria reatar a amizade por favor se poder me ajudar,o nome deles e raimundo e francisco das chacas.

  2. sinto saudade dos tempos que trabalhei na construção do centro espacial e morava em kourou,e sinto saudade de dois amigos,raimundo e franciscodas chagas operador de groa(quindastre),gostaria de reatar a amizade com eles,mais não sei como ,se alguem souber de alguma coisa e poder me ajudar; meu nome e cesar soares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *