Novos Patrimônios da Humanidade–2015 – 1

A Lista de Patrimônios Naturais da Humanidade, neste ano de 2015, não receberá novas inscrições, foi a decisão do Comitê do Patrimônio Mundial, reunido em Bonn. As tentativas do Sudão, da Tailândia e da Rússia receberam um “deferral”, isto é, poderão ser no futuro reapreciadas acaso haja a apresentação de um dossiê mais bem justificado.

Admitiu-se a extensão de dois PH naturais (um na África do Sul e outro na Malásia) para incluir novas áreas protegidas e só.

Houve, porém, uma inscrição de um PH no critério misto: as Montanhas Blue e John Crow, na Jamaica. Pelo que já li a respeito, trata-se de uma área de florestas tropicais e florestas tropicais de altitude situadas próximas à capital Kingston, no único parque nacional jamaicano. É também o primeiro PH do país caribenho e vem agregar-se à minguada lista de PH no Caribe. Também li que o governo da Jamaica pretende diversificar os destinos turísticos do país, incrementando o interesse de visitantes para além das praias, então esta inscrição é coerente com o objetivo.

A longa lista de tentativas culturais será deliberada em seguida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *