Brasília–jul/2013–2.ª parte

Gostamos muito em Brasília de termos visitado o Palácio do Itamaraty, a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Ali também há passeios guiados e o nosso foi conduzido de forma adequada, inclusive com informações sobre as muitas obras de arte que decoram o lugar, assim como sua arquitetura, mais uma obra-prima de Niemeyer. Percebam a escada sem corrimão:

DSC06131

DSC06133

DSC06143

DSC06137

Do Itamaraty tem-se uma vista frontal do Ministério da Justiça – o outro Palácio que “arremata” a Esplanada dos Ministérios antes do Congresso Nacional. E também se vê, dali, a Alameda dos Estados, com a bandeira das unidades federativas que compõem o Brasil. É interessante perceber como tudo foi meticulosamente idealizado e concretizado por Niemeyer. Por exemplo, da sala onde são assinados os tratados internacionais do Brasil há a vista para o Ministério da Justiça, a indicar que o Itamaraty, na condução da política externa do país, deve atuar em harmonia com a política interna e com as leis do país.

DSC06144

Por iniciativa do meu irmão, fomos a um jogo de futebol no novo Estádio Nacional de Brasília, que foi sede de jogos na Copa das Confederações e também será sede na Copa do Mundo. Houve um público acima da média pelo que soube, o espetáculo é bonito, mas o estádio está em funcionamento mesmo sem a sua completa conclusão, pois faltam acabamentos e outras obras de adequação. Impressionante a tolerância com o improviso e a impontualidade…

DSC06126

DSC06168

DSC06165

Fizemos um passeio pelo setor das embaixadas e visitamos outros lugares, inclusive no Estado de Goiás.

Tivemos excelentes experiências em restaurantes de Brasília, o trânsito lá é tranquilo, dirigir na cidade planejada é fácil. Foi muito legal o nosso passeio, superou as minhas expectativas e fica a minha recomendação, inclusive para quem vem do exterior, de dar um pulo na capital do Brasil, um lugar que tem seu posto merecido na Lista da UNESCO por seu caráter verdadeiramente único.

DSC06122

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *