Países Andinos querem inscrever o Sistema Viário Inca como Patrimônio da Humanidade

Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia apresentaram pedido conjunto à UNESCO, para inscrição na Lista do Patrimônio Mundial, do chamado Qhapac Ñan ou Sistema Viário (Vial em espanhol) Inca.

A civilização inca foi capaz de produzir um extenso e bem formado sistema de vias terrestres que conectavam os variados pontos do império (chamado Tawantinsuyu) até a capital Cusco. Mais de 26.000 km de estradas cortavam os mais diversos e desafiadores terrenos ligando cidades e garantindo um eficiente sistema de comunicação e de transporte. Algo notável e, guardadas as devidas proporções, lembra algo parecido que os romanos fizeram na Europa.

O Tawantinsuyu (Império Inca) era dividido, para fins administrativos, em quatro regiões (norte, sul, leste e oeste), conforme mapa abaixo:

Inca_Empire_South_America 

O Qhapac Ñan (o sistema viário dos incas) cobria praticamente todas estas regiões, permitia deslocamentos de povos dentro do império inca e possibilitava que as ordens emanadas de Cusco fossem observadas em todo este extenso território. Pelo Qhapac Ñan bens e víveres de todo tipo chegavam a Cusco, inclusive pescados do Oceano Pacífico que chegavam do litoral até a capital, ainda frescos, mesmo com as centenas de quilômetros de distância e 3.500 metros de desnível.

Caso o Qhapac Ñan venha mesmo a ser inscrito (a deliberação será em 2014), teremos na América do Sul um pulverizado Patrimônio da Humanidade pois muitos são os pontos incluídos no Qhapac Ñam por estes 6 países, inclusive alguns que podem ser facilmente visitados por quem vai a Cusco como Ollantaytambo e Sacsáyhuaman ou mesmo por quem vai a Lima, como Pachacamac.

 

Mais informações: http://whc.unesco.org/en/tentativelists/5547/ e http://www.telesurtv.net/articulos/2013/03/18/camino-del-inca-sera-evaluado-por-la-unesco-para-ser-patrimonio-de-humanidad-3734.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *