Novos Patrimônios da Humanidade em Portugal?

Divulgou-se que Portugal, aparentemente, cumpriu o prazo-limite de 1.º de fevereiro que a UNESCO estabelece para a apresentação de toda a documentação relativa às tentativas de PH que os países queiram ver apreciada para eventual inscrição.

Assim, após a inclusão de um determinado lugar na Lista de Tentativas, se o país quiser realmente que ele seja apreciado para fins de inscrição, deve, até o prazo de 1.º de fevereiro do ano anterior à sessão do Comitê, apresentar um dossiê completo atendendo a todas as exigências da UNESCO.

Ao que tudo indica, portanto, em 2014, o Comitê do Patrimônio Mundial analisará a inscrição da Serra da Arrábida, próxima de Lisboa, como Patrimônio Misto (cultural + natural) da Humanidade.

Quando em 2012 estivemos em Portugal, passamos por uma praia nesta região, que, embora seja atlântica, lembra muito os cenários mediterrâneos. Até me arrisquei, junto com meu irmão, a entrar na praia, mas a água esta muito fria.

DSC01385

Para 2013 está confirmada a apreciação da tentativa de inscrição da Universidade de Coimbra e as chances são muito boas, diria que seria uma grande surpresa se ela não entrasse. Na foto, a entrada da espetacular Biblioteca Joanina:

DSC00990

Na viagem a Portugal, também passamos por Coimbra e gostei muito, tanto da Universidade, que é bastante interessante, quanto das igrejas da cidade e apreciei muito ter ido a uma apresentação de fado. Uma breve descrição sobre a visita a Coimbra pode ser vista aqui. Acaso a inscrição realmente ocorra, em julho (a reunião do Comitê será em Phnom Penh, no Camboja), farei um post mais detalhado.

Se Portugal, nos próximos dois anos, vier a inscrever estes dois lugares, alcançará o impressionante número de 16 Patrimônios da Humanidade, um feito notável para um país pequeno como aquele.

Já o Brasil, que tem 19 PH, pelo que pude me informar, não conseguiu cumprir o prazo para apresentação do dossiê relativo a Paraty em 2012, então não será possível apreciar a tentativa em 2013. Não tenho notícia se para 2014 as autoridades responsáveis foram capazes de fazê-lo.

A notícia sobre a tentativa de inscrição da Arrábida está aqui:

http://www.ptjornal.com/2013020113782/geral/sociedade/sera-a-arrabida-eleita-patrimonio-da-humanidade-a-unesco-decide.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *