Uma primeira impressão dos Lençóis Maranhenses

Eu fui para o Maranhão com pouco tempo e tendo por objetivo conhecer apenas o Centro Histórico de São Luís. Mas eu fiz um day-trip para a cidade de Barreirinhas, a leste da capital para ter uma primeira experiência nos já famosos Lençóis Maranhenses.

Normalmente, eu não faria isto. Os Lençóis merecem ser visitados com muito mais calma, mas dois fatores convergiram para me impelir a fazer esta jornada: o Centro Histórico de São Luís foi visitado em um único dia e, além disto, em razão da forte estiagem que atinge a região, a maior parte das lagoas está seca. Só há uma nos arredores de Barreirinhas que permaneceu com água: a do Peixe.

Agosto seria, normalmente, alta temporada para visitar os Lençóis porque as lagoas deveriam estar cheias após a estação de chuvas – lembrar que a água das lagoas é doce, da chuva. Mas, neste ano, as chuvas não foram suficientes.

Então, eu topei ir, embora em circunstâncias normais ao menos 3 dias fossem necessários para bem aproveitar a região. Valeu como uma introdução e também para ver, pelo caminho, as amplas áreas cobertas de palmeiras de babaçu e carnaúba, típicas do Maranhão e do Piauí. 

Não levei a máquina e as fotos foram tiradas por pessoas que foram comigo no “bate-volta”. Agradeço à Karine, que mora em São Luís, que me mandou os arquivos.

Fiquei bastante impressionado com as dunas, de areia branquíssima e em cujas depressões se formam os lençóis d’água.

 

A lagoa que restou nesta seca toda foi, como disse, a do Peixe, que nem é tão conhecida e cuja água não era clara como eu esperava que fosse:

O grupo que viajou foi este aí abaixo. Só gente boa.

Comenta-se muito de um roteiro combinado que engloba o passeio por três paraísos ecológicos do Brasil, um em cada Estado: os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba, no Piauí e Jericoacoara, no Ceará. É um roteiro que pode começar em São Luís e terminar em Fortaleza ou vice-versa. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *