Parque Nacional da Serra da Capivara – Piauí – PH n.º 112 – 2.ª parte

É surpreendente a variedade de temas que foram pintados pelos homens que viveram na Serra da Capivara há mais de 5 mil anos e, a partir deles, é possível ficar imaginando como seria viver em uma época tão remota.

Os temas relativos aos animais e à caça, claro, são muito frequentes e as pinturas possivelmente serviam para a transmissão de informações sobre os hábitos dos animais a serem caçados ou técnicas de caça. Alguns animais que foram pintados já não são encontrados na caatinga (como a própria capivara), mas existiam na região na época o hoje sertão nordestino era tropical e úmido (por volta de 10.000 atrás), com rios perenes e vegetação exuberante.

Pelas pinturas, não foi possível, ao menos para mim, identificar que o homem primitivo cultuasse os animais (como ocorreu em outras culturas, como a egípcia antiga), embora várias pinturas sugiram que a “convivência” entre humanos e animais era próxima, pois em cenas de “festejos” ou mesmo de sexo os animais eram representados nas redondezas.

Colaciono algumas fotos sobre pinturas rupestres de animais e de caça.

– pássaro:

DSC00540

– emas?:

DSC00504

– jaguar, onça?:

DSC00500

– lagartos:

DSC00476

– jacarés?:

DSC00466

– (o que será isso? um tatu?):

DSC00464

– cervídeos (são muito frequentes). Esta pintura abaixo é uma das mais famosas do PNSC. Observem a sofisticação do emprego de duas cores no animal maior e a impressão de “movimento” dada pelos membros do animal menor quase na horizontal. 

DSC00457

DSC00236

– caranguejo:

DSC00439

– capivara?:

DSC00270

– seria uma lhama?:

DSC00276

– caça ou “criação” de animais?:

DSC00196

Continuo no próximo post com novas figuras, de outros temas. Não sei quanto a vocês, mas eu não me cansava de ver estas pinturas, pois atiçam minha imaginação quando penso que foram feitas entre 12.000 e 6.000 anos atrás.

4 respostas para “Parque Nacional da Serra da Capivara – Piauí – PH n.º 112 – 2.ª parte”

  1. Caro Aender, se eu não estiver errado, participamos juntos da Ruta Quetzal, achei muito legal seu blog e visitei já alguns lugares destes, incluindo este no PI, tenho uma dica legal no CE, pegar um voo para Juazeiro do Norte e de lá ir de carro visitar os geo sítios da região, formações com 420 milhoes de anos e fosseis de dinossauros, peixes e muitos outros animais e vegetais, muitos estão no Museu Paleontológico da cidade de Santana do Cariri CE, muito bom roteiro e se achar conveniente ainda vai visitar Padre Cícero.

    Forte abraço!

    Se possível me responda com seu e-mail e ou me inclua no seu linkedin

    1. Oi Jean! Verdade, viajamos juntos pela Ruta Quetzal! Tema este, aliás, que falta ser exposto aqui no blog. Fiquei feliz por tê-lo reencontrado. Te mando um email em privado. Obrigado pelas dicas do Ceará! Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *