Cemitério Militar Norte-Americano em Luxemburgo

Visitei um lugar muito tocante em Luxemburgo: o Cemitério Militar dos EUA onde estão enterrados por volta de 5 mil soldados (e uma enfermeira) mortos durante a sangrenta Batalha de Ardennes, já no final da II Guerra Mundial.

Esta famosa batalha se deu em 1944 e representou um contra-ataque alemão furando a linha de avanço aliada com objetivo de, a partir de Luxemburgo, retomar Bruxelas e Antuérpia. A reação aliada foi feroz e as batalhas envolveram 1 milhão de homens e 10 mil tanques.

A Batalha de Ardennes (região sudeste da Bélgica, próxima de Luxemburgo, onde os combates decisivos ocorreram) foi uma das mais importantes de toda a II Guerra Mundial pois impediu que os alemães bloqueassem a marcha dos aliados em direção a Berlin, coração do nazismo, onde o regime de Hitler foi finalmente vencido.

Muitos soldados mortos na Batalha de Ardennes foram enterrados neste lugar em Luxemburgo e o Governo do Grão-Ducado veio a ceder esta área aos Estados Unidos em caráter perpétuo e gratuito, como agradecimento pelo esforço dos americanos para a libertação de Luxemburgo que havia sido ocupado pela Alemanha nazista.

Este é um lugar muito procurado pelos norte-americanos, inclusive muitos parentes de soldados que aqui estão enterrados.

DSC05397

Eu já fui a locais onde eventos importantes da II Guerra Mundial ocorreram, mas nunca tinha tido, até visitar o Cemitério Militar Norte-Americano em Luxemburgo, um contato tão próximo com o conflito que remodelou a organização política do mundo.

Em Luxemburgo este local realmente merece ser visitado.

DSC05386

DSC05399

DSC05384

Entre as várias cruzes há algumas estrelas de Davi, indicativas dos judeus que ali estão enterrados.

DSC05400

4 respostas para “Cemitério Militar Norte-Americano em Luxemburgo”

  1. Eu também tive a honra de ir ao cemiterio militar americano em 2005 prestei minha humilde homenagem aos que tombaram pela liberdade,eu que servi no corpo de fuzileiros navais.fui tambem em varios locais onde ocorreram muitas batalhas durante a 2 guerra mundial

  2. Devemos ser eternamente gratos a estes herois que defenderam com suas vidas nossa liberdade que hoje temos e a democracia que tanto prezamos. Gracas a eles nos hoje nao falamos alemao…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *