Centro Histórico de Olinda – PH n.º 77.

Olinda foi o segundo lugar no Brasil tombado pela UNESCO, depois de Ouro Preto, em 1982.

Olinda foi fundada em 1537 pelo português Duarte Coelho Pereira que recebeu a capitania hereditária correspondente ao que hoje é o Estado de Pernambuco. A capitania desenvolveu-se à base de cana-de-açúcar com mão-de-obra escrava.

Tudo seguia muito calmo até que em 1630 os holandeses invadiram esta parte do litoral brasileiro e destruíram Olinda, queimando a cidade e planejando um outro município logo abaixo, Recife. Para ir ao post sobre o Brasil Holandês clique aqui.

A reconquista portuguesa ocorreu em 1654, com a reconstrução de Olinda nos séculos XVIII e XIX perdeu importância para a cidade que acabou por ser a capital da província e do Estado.

Olinda é muito acidentada, com morros por todos lados e isto chamou a atenção dos portugueses, porque é um lugar de onde se tem boa visão de todos os arredores. Já Recife é plano e sua praia é marcada pela presença dos arrecifes, que lhe deram o nome.

De Olinda há vistas belíssimas e surpreendentes do mar e da cidade do Recife mais ao fundo. A cidade é bem pitoresca, com casinhas pintadas e igrejas do século XVIII basicamente, todas elas reconstruídas depois da destruição provocada pelos holandeses.

DSC01965

DSC01967

DSC01983

Uma coisa que gostei muito foram os azulejos portugueses que decoram o interior e o pátio de várias igrejas, em especial a de São Francisco.

DSC01947

DSC01951

Esta é a Igreja da Sé, em estilo maneirista, onde está enterrado D. Hélder Câmara. Do seu pátio estão as melhores vistas de Olinda.

DSC01955

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *