Usuários do TripAdvisor elegem o Palácio de Potala, no Tibete, como o mais imperdível dos Patrimônios da Humanidade

O TripAdvisor tem a maior comunidade de comentaristas e avaliadores (não profissionais)  sobre lugares, hotéis, restaurantes e atrações turísticas. Em seu banco de dados há a impressionante cifra de 75 milhões de comentários; é bem difícil que alguma atração turística de algum relevo não tenha sido já avaliada/comentada por alguém em seu site. Eu mesmo já fiz várias avaliações no TripAdvisor e dificilmente eu reservo um hotel sem antes ver ali os comentários de outros usuários. Uma ferramenta utilíssima, enfim.

Já há algum tempo o TA vem promovendo os Patrimônios da Humanidade em parceira com a UNESCO e pede para que os viajantes avaliem os lugares inscritos na Lista, inclusive quanto a aspectos práticos sobre o valor da taxa de ingresso, a duração recomendada para a visita, se há comida disponível para compra no local e até se há estacionamento para carrinho de bebê…

Pois bem, após pedir para que seus milhões de contribuintes fizessem avaliações sobre os PH, o mais recomendado de todos eles foi o Palácio de Potala, na capital do Tibete, Lhasa.

Tibetan palace is most recommended World Heritage site

O Palácio de Potala é (era) a residência de inverno do Dalai Lama, líder espiritual e temporal dos tibetanos, poder que exerceu até a invasão chinesa ocorrida em 1950 (os chineses chamam este evento de “libertação pacífica do Tibete”…).

O atual Dalai Lama (cujo nome é Tenzin Gyatso) vive no exílio, na Índia, desde 1959, após a frustrada revolta tibetana contra o domínio chinês. Ele é considerado pelos tibetanos como a 14.ª reencarnação do Buda (Bodhisattva) da Compaixão. Após a morte de um Dalai Lama (o título traduzido significa “Oceano de Sabedoria”), uma comissão de monges budistas tibetanos inicia buscas para identificar em qual criança o Bodhisattva novamente se reencarnou.

A China tem 43 Patrimônios da Humanidade (suplantada apenas pela Itália e pela Espanha). O Palácio de Potala, por sua vez, inscrito em 1994, é o único PH existente na Região Autônoma do Tibete.

A notícia está aqui: http://www.herworldplus.com/travel/updates/tibetan-palace-most-recommended-world-heritage-site