As praias perfeitas de Anguilla

Há anos eu ouço falar da beleza das praias de Anguilla – território de ultramar britânico, a 25 minutos de barco a partir de Marigot, St. Martin ou 10 minutos de avião –, e estando em São Martinho, naturalmente quis passar um dia lá para conferir.

Ir à praia é algo que me traz grande motivação para viajar e não posso passar muito tempo sem um banho de mar. Mas sou exigente com praias: detesto ir a praias que estejam lotadas, na qual eu tenha que disputar um lugar na areia e/ou no mar e detesto mais ainda as praias barulhentas, com  bares ou carros com música alta ou com jet-ski (proibidos, por sinal, em Anguilla), etc.

Por isto, Anguilla pareceu-me a antessala do paraíso: não só a tranquilidade é completa como as praias estão entre as mais lindas que já pude ver na vida. 

A mais famosa praia anguilliana é Shoal Bay East – com todo mérito –, mas eu considerei a praia de Meads Bay a mais bonita de todas as praias que visitei na viagem que fiz ao Caribe em julho de 2015 (e foram muitas…). Sempre que eu precisar relaxar, vou tentar recordar o completo estado de relaxamento e satisfação que tive em Meads Bay.

DSC00979

IMG_1626

IMG_1631

Anguilla é uma ilha muito cara para se hospedar – para ficar em hotéis de praia é pouco comum encontrar qualquer coisa abaixo de 250 dólares a diária e a média dos hotéis está muito acima disto. Há alojamento por volta de 100 dólares na capital de Anguilla – a “cidade” de The Valley e seus pouco mais de mil habitantes – mas não tem a mesma graça.

Para os daytrippers econômicos como eu, a pedida é tomar um ferry cedo em Marigot e, chegando ao porto de Blowing Point, alugar um carro: é o único meio viável de passear por Anguilla em um dia. A tranquilidade e o no stress das praias anguillianas alcançam os locadores de veículos em Blowing Point, pois eles entregam o automóvel sem pedir cartão de crédito e, na volta, sequer se dão ao trabalho de olhar o carro que está sendo devolvido. Deve-se pagar, porém, para adquirir uma “carteira de habilitação para conduzir” anguilliana (20 dólares), naturalmente sem qualquer verificação da aptidão do motorista, inclusive de conduzir à esquerda (Anguilla pertence ao Reino Unido)…

Como já disse, Shoal Bay East é a praia queridinha dos turistas em Anguilla e ali é mais fácil alugar cadeira e guarda-sol e conseguir bebidas.

DSC01012

DSC01036

Li em algum lugar que, visitando várias ilhas em uma viagem a St. Maarten (isto é comum dada a proximidade entre elas), deve-se deixar Anguilla por último, já que não há como competir com as praias de Anguilla.

DSC01041

Anguilla, Reino Unido – 2015

Anguilla é mais um dos British Overseas Territories que visito (antes estive em Turcos & Caicos e Bermudas). Tem 90 km² e em torno de 15 mil habitantes. Fica muito próxima da ilha de São Martinho e 25 minutos de ferry são suficientes para se alcançá-la a partir de Marigot, na parte francesa.

Anguilla durante um período foi ligada às outrora também britânicas Saint Kitts e Nevis – hoje nação independente –, mas preferiu deixar a aliança com as outras ilhas e permanecer como um território do Reino Unido.

Anguilla é uma ilha plana e seca e há pouca possibilidade de qualquer outra atividade econômica ali, além do turismo, prosperar. O turismo se beneficia de algumas das mais bonitas praias do Caribe, como a Shoal Bay Beach e Meads Bay e também da proximidade com Saint-Martin/Sint Maarten: é possível ir diretamente de Anguilla, com ferry, até o Aeroporto Internacional de Sint Maarten.

A maioria dos turistas em Anguilla faz justamente um passeio de dia a partir da ilha vizinha, até porque Anguilla é caríssima. Eu também fiz um daytrip: pela primeira vez, precisei de passaporte para ir passar um dia na praia. O custo do transporte é 20 dólares cada trecho e gasta-se 13 dólares com impostos nas duas ilhas.

A capital de Anguilla é The Valley, que mais parece uma vila. Nada na ilha parece interessante, exceto as deslumbrantes praias, que, para mim apenas em Los Roques (Venezuela) e Turcos e Caicos encontram rivais à altura.

arquivo

categorias

comentários recentes

posts recentes